Resumo livro gustavo cerbasi
O livro Investimentos Inteligentes não comete este erro. Suas 274 páginas não apresentam como operar a calculadora financeira e nem a planilha e, ao apresentar seu conteúdo, nem mesmo pressupõem que você saiba fazê-lo (embora esteja claro, e o autor reforce todo o tempo, que é vantajoso desenvolver estas competências técnicas).
Parte I – contextualização
Evidentemente não se trata de um livro voltado a quem tem formação na área, mas eu li do começo ao fim sem me entediar com a apresentação de conceitos, feita de forma muito hábil e suficientemente completa. Neste sentido, gostei particularmente do primeiro capítulo, que apresenta com exemplos as diferenças entre investimento, acumulação, consumo e poupança, mostrando inclusive vários casos em que coloquialmente se descreve atividades como se fossem investimentos, quando na verdade se trata de consumo, ou de poupança.
Já no segundo capítulo somos apresentados à variada fauna que habita este ecossistema. Não sou investidor, nem financista, mas conheço vários exemplares destes bichos, incluindo o “meu” gerente (na verdade, o gerente *do banco*, que eu tenho consciência que trabalha para mim apenas até o limite em que isso for vantajoso para a instituição), os falsos especialistas, os