resumo livo avaliação jussara
603 palavras
3 páginas
Capitulo I: autora questiona pressupostos teóricos sobre o modelo de avaliação tradicional, de professores autoritários e arbitrários, isso foi detectado em entrevistas feitas em varias cidades desse país, com profissionais da educação, a pontando uma solução de formato observatório de profissionais com aprofundamentos teóricos, com objetivo de transformar alunos autônomos, críticos e participativos.Comentário do capitulo I: Essa forma de avaliação dos alunos proposto pela autora, é extremamente válida, com objetivo de capacitar os professores com conhecimentos teóricos, para encontrar alunos autônomos, críticos e participativos em sala de aula, substituindo um modelo tradicional de ensinamento, onde intitula o professor como única fonte de conhecimento.
Capitulo II: A autora relata uma tomada de consciência do significado da pratica de autoritarismo, detectando a necessidade em ampliar o universo de educadores preocupados com o fenômeno avaliação, pensar nas futuras gerações, mudar o sistema de educacional através do cotidiano dos professores, e tudo isso observado através de questionários passado para profissionais da educação, comprovando seus desconhecimentos desse assunto.
Comentário do capitulo II: O questionário aplicado pela autora para professores, resultou no desconhecimento e desinteresse desses profissionais em relação a outro viés de avaliação.
Capitulo III: Relação estreita de professores com o conceito “dar nota é avaliar”, “fazer prova é avaliar”, em uma pertinência de avaliação como testar e medir. Professores do ensino fundamental trata esse assunto com mais relevância, por trabalharem com inúmeros alunos consideram esse método necessário, diferentes dos professores dos ensinos iniciais que se utilizam da observação dos alunos como método de avaliação. A autora em entrevista com outros professores sobre essa questão resultou em (1) a educação adquiriu uma conotação ampla e difusa, (2) métodos impressionistas e comparações de arbitrariedade,