Resumo Leviatã
Ciências Sociais – ciência politica
______________________________________________________________________ HOBBES, Thomas. Leviatã̃. São Paulo, Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores). (Livro I; Livro II, caps.XVII, XVIII e XXI).
________________________________________________________________________
Resumo
Hobbes busca uma explicação para a origem e a legitimação do Estado e da sociedade, e também argumentos que explicam a ordem e a regulação de ambos. O autor analisa primeiramente o homem vivendo em seu “estado de natureza”, nesse estado não haveria ordem e nem organização, sendo assim o homem viveria em um terror constante, tendo sua própria vida ameaçada por outros, pois os homens são iguais com os meus desejos e vontades e isto acarretaria os conflitos.
Thomas Hobbes define que o homem em seu estado de natureza provoca conflitos e guerras, pois sempre está competindo e buscando a glória. Tal situação leva os homens a buscarem uma alternativa para contornar essa desordem, e para o autor a maneira de resolver isso foi através de um “contrato social”, não apenas um acordo assinado, mas que houvesse um Estado controlando e reprimindo com uma liderança que comandasse e mantivesse a ordem. Abrindo mão de sua liberdade o homem firma esse pacto e renuncia o direito a essa liberdade que é proveniente da sua própria natureza, porém dessa maneira o homem preservará a própria vida. Esse líder para Hobbes pode ser um rei, um grupo de aristocratas ou uma assembleia democrática que pertenceria a um Estado absolutista, onde governaria e teria por obrigação garantir à paz e o direito a vida de todos, sob as formas de leis. Para esse autor quem governa devera ter seu poder ilimitado, centrado e sem divisões, pois é a única maneira de não haver mais os conflitos que existiam antes no estado de natureza. O soberano atribuído desses poderes devera cumprir o pacto estabelecido, protegendo a