Resumo Lavra
Resumo Executivo de Graduando do 1° período de Eng. de Minas 2014/2 Universidade Federal de Minas Gerais, INTRODUÇÃO
A indústria de mineração é responsável pela extração dos bens minerais utilizados no suprimento da nossa civilização, que são oriundos da crosta terrestre e necessitam de serem extraídos da jazida e transportados para as outras fases do processo para utilização do bem mineral.
O correto aproveitamento industrial da jazida é proveniente de processos coordenados em conjunto, desde o primeiro grama de minério contido até o beneficiamento do mesmo.
METODOLOGIA
A atividade de lavra é determinada pela forma da jazida, ou seja, se o minério se encontra mais próximo da superfície, nos veios da rocha, rios, lagos, etc.
A morfologia da jazida é determinada pelo tempo de existência daquele solo, e ao passar dos milênios há deformidades de diversas formas na área a ser lavrada.
A escolha do método de lavra é um estágio de suma importância nesta parte do processo, as informações para a escolha de qual método utilizar são somadas durante o processo de viabilidade econômica da mina. O planejamento de lavra é baseado na metodologia geológica, social, geográfica e ambiental, contudo as condições de higiene e segurança devem ser garantidas, além desses critérios e não menos importante que os outros, todavia mais visado, é a redução do impacto causado ao ambiente e a recuperação e produtividade do bem mineral contido naquela jazida até o ultimo dia útil da mina.
MÉTODOS DE LAVRA
Os métodos de lavra utilizados no Brasil são os métodos de lavra a céu aberto e em menor escala o método subterrâneo, cada um com suas respectivas vantagens, porém o custo da extração e a configuração da jazida impõem a escolha do método.
1. A céu aberto: É adequado utilizar desta forma de lavra quando o deposito mineral está contido mais próximo da superfície e o terreno a ser retirado a cima do mineral de interesse é relativamente