resumo joao ubaldo
Capítulo 1 – Que coisa é a política
O primeiro capítulo mostra algumas “definições” para termos habituais, e uma curta explicação sobre os mesmos. A política se constrói através do uso do poder, que é explicitado como uma decisão tomada (ato político), refletindo diretamente nas pessoas submetidas a esse poder. O ato político é constituído de dois aspectos, o interesse que se caracteriza pela vontade de alguém que deseja transformar o comportamento das pessoas, seja ele orquestrado por qualquer fonte externa ou não, e a decisão que por sua vez é consolidada apenas se as pessoas aderirem as mudanças, independente da maneira que lhes foi imposta.
Processo da Política
Interesses Objetivos Tomada de decisão
Definição de Política: Canalização de interesses com a finalidade de consolidar um objetivo através da tomada de decisão.
Capítulo 2 – Como a Política interessa a todos e a cada um
Independente da vontade do homem, todos estão inseridos no “cenário político”. Essa inserção se dá desde os primórdios da educação, pois esta consiste em uma formação política. Cada esforço que é feito para mudar uma situação contrária à nossa vontade pode ser chamado de ato político, o mesmo pode ser interpretado através da argumentação sobre Política no capítulo 1. Quando um objetivo é traçado, a forma como se alcançará o mesmo pode ser denominada processo político, ele ocorre entre a primeira teorização do objetivo e pode ser estendida até a sua consolidação. “É a condução de nossa própria existência coletiva com reflexos imediatos sobre nossa existência individual” essa citação abrange situações as quais o indivíduo se utiliza do seu poder para tomar uma decisão que afetará ou não a sociedade que ele está inserido.
Capítulo 3 – O estado
O estado pode ser caracterizado por um conjunto de instituições que controlam e administram uma “nação”. O que fica destacado nesse capítulo são as