Resumo ISO9001
A norma ISO9001 não visa uniformizar a gestão da qualidade em uma organização. Esta norma, assim como muitas outras, diz o que deve ser feito e não como fazer, assim empresas de pequeno a grande porte podem ter seu sistema de gestão da qualidade (SGQ), segundo a ISO9001.
Para que a organização implemente a norma, é necessário uma abordagem processual, ou seja, a empresa deve transformar suas atividades em processos. Com processos bem definidos a empresa será capaz de medir a eficiência e eficácia dos mesmos, podendo adequar eles, com menor esforço, as necessidades dos clientes.
A norma ISO9001 foi elaborada com o objetivo de poder ser integrada ou alinhada a outros sistemas de gestão que uma organização posa usar ou vir a implementar no futuro. Um outro objetivo evidente desta norma é ter o cliente como foco principal, buscando sempre atender seus requisitos.
A organização deve atender alguns requisitos da norma, entre eles estão os requisitos gerais e requisitos de documentação. Nos requisitos gerais a empresa deve identificar, organizar, manter, medir e melhorar continuamente os seus processos. Nos requisitos de documentação são apresentados os documentos que são necessários para a gestão da qualidade, mas como já foi dito anteriormente a norma mostra o que deve ser feito e não como fazer, sendo assim a empresa está livre para decidir como irá fazer seu documento.
A norma deixa claro que para o sucesso de sua implementação a participação da direção da organização é de grande importância. A norma apresenta algumas responsabilidades para a direção, entre elas estão o comprometimento em estabelecer uma política de qualidade, comunicar à organização da importância em atender os requisitos dos clientes, prover recursos, garantir que os requisitos estão sendo atendidos de forma a aumentar a satisfação do cliente, fazer análise periódica e criteriosa do SGQ da empresa, entre muitas outras.
Para se ter e manter a qualidade é necessário os recursos