RESUMO ISABELLA ECONOMIA 3 BIMESTRE
MACROECONOMIA
Estuda: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
Macroeconomia trta do mercado de bens e serviços como um todo
As metas da política macroeconômica são:
Alto nível de emprego
Estabilidade de preços
Distribuição de renda socialmente justa
Crescimento econômico
Questões relativas a empregos e inflações = conjunturais – curto prazo (Preocupação central das políticas de estabilização)
Questões relativas ao crescimento econômico = longo prazo
Questões relativas a distribuição de renda = curto e longo prazo
Alto nível de emprego: a questão do desemprego a partir dos anos 30 permite um aprofundamento da analise macroeconômica. 1936- Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda- fornece aos governantes o que era necessário para que a economia recuperasse seu nível de emprego potencial ao longo do tempo.
- antes da crise dos anos 30 a questão desemprego não era preocupante aos economistas nos países capitalistas pois nessa época ainda tinha-se um pensamento liberal que acreditavq eu o mercado se regulava por si só, sem interferência estatal, se regulava por uma mão invisível.
- desde a Rev. Industrial há o surgimento de sindicatos de trabalhadores, os grupos econômicos e o desenvolvimento do mercado de capitas e do comercio internacional. A ausência de politicas econômicas leva a quabra da bolsa de NY em 29e ai instala-se uma crise de desemprego nos anos seguintes.
KEYNES – praticamente inaugura uma questão na macroeconomia que perdura até hoje, qual seja, qual deve ser o grau de intervenção do Estado na economia e em que medida ele deve ser o produtor de bens e serviços.
Estabilidade de preços:
INFLAÇÃO = aumento continuo e generalizado no nível geral de preços
Causa distorções principalmente sobre as distribuições de renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos, sobre oss agentes econômicos e sobre o balanço de