Resumo Ideologia Original
Para o entendimento da concepção ideológica, faz-se necessário compreender as seguintes definições:
Senso Comum e Bom Senso: Senso comum é o conhecimento adquirido por tradição, herdado por antepassados e ao qual acrescentamos resultados de experiências vividas, principalmente em coletividade. Não é refletido e se encontra misturado a crenças e preconceito. O senso comum precisa ser transformado em bom senso, que é a explicitação das intensões conscientes dos indivíduos livres.
Ideologia no sentido amplo e restrito: O termo ideologia possui diferentes significados. Em sentindo vasto, é o conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou de visões sobre determinado ponto sujeito a discussão. Diversas foram às definições sobre o termo ideologia, para Marx a ideologia é uma falsa visão da verdade, uma falsa consciência que influência através do caráter ilusório gerando um sentido negativo mediante dominação. Segundo Gramsci, a ideologia estaria presente em todas as atividades humanas, não se traduziria apenas no campo da produção de ideias. Já na visão de Marilena Chaui a ideologia é um conjunto de normas ou regras que ditam quais as condutas a que os membros devem adotar.
Discurso Ideológico e Não Ideológico: Se o discurso ideológico é abstrato e lacunar, faz uma análise e se separa o pensar e o agir, o discurso não ideológico é aquele que visa o preenchimento das lacunas pela procura da gênese do processo.
A ideologia na Escola e suas definições: A ideologia nas escolas começou no inicio do século XX, influenciada pelos pedagogos, que defenderam a ideia onde a educação teria a função democratizadora, ou seja, teria um fator de mobilidade social, porém não obteve êxito nesse ponto de vista, em que teóricos franceses, chegaram à conclusão que a escola não é equalizadora, mas reprodutora das diferenças sociais. Os textos didáticos, em outras palavras, impede a tomada de consciência dos conflitos e contradições da sociedade, criando, ao