RESUMO - Ian Stuart__A Psicologia do Envelhecimento
4208 palavras
17 páginas
RESUMO FEITO POR ALUNOS DO 2º SEM DE PSICOLOGIA DA UNIVERSO SALVADOR (2013.2)A Psicologia do Envelhecimento: uma introdução
Ian Stuart-Hamilton
INTRODUÇÃO
As pessoas mais velhas apresentam menor probabilidade de sofrer de doença mental do que qualquer outro grupo etário, porém, não se pode descartar a doença mental na velhice.
Nos mais velhos esse problema pode se combinar com saúde geralmente mais frágil e habilidades intelectuais reduzidas. Existe uma ampla literatura sobre doença mental na velhice (Murphy e Alexpoulos; Parks, Zec e Wilson; Smyer e Qualls; Woods,etc.).
Uma doença certamente mais encontrada nos mais velhos é a demência.
DEMÊNCIA
É a deterioração global do funcionamento intelectual resultante de atrofia do sistema nervoso central; foram identificados pelo menos 50 tipos, muitas são extremamente raras.
Demência também não é sinônimo de velhice, a doença é um desafio para nações desenvolvidas e industrializadas. O declínio da pessoa é gradual e acontece ao longo dos anos.
A demência é causa de grande preocupação, mais ainda porque não existe cura conhecida para as suas formas mais comuns.
CLASSIFICAÇÃO DAS DEMÊNCIAS
As demências são classificadas através de estudos e teste feitos por pesquisadores conceituados, cruzando informações colhidas e sintomas apresentados pelos pacientes. Medidas básicas de funcionamento intelectual que proporcionarão um guia razoável do grau de prejuízo.
Um teste britânico amplamente utilizado é o Blassed Dementia Scale, nos EUA os equivalentes são o Mental Status Questionnaire ou MSQ e o Mini-Mental State Examination (MMSE), através de perguntas como quem é o presidente do país? Que ano estamos vivendo? Em resumo, são perguntas que uma pessoa não-demenciada certamente saberá responder. Além disso, os cuidadores precisam responder a um questionário sobre o comportamento do paciente para determinar a extensão em que ele ainda PE funcionalmente independente.
Um método mais detalhado para