Resumo História da Arte - Janson, H. W.
GRÉCIA
Cidades-estados – intensa rivalidade entre elas por questões de poder, riqueza e status, estimularam o desenvolvimento das idéias de instituições.
Guerra do Peloponeso – espartano e seus aliados venceram os atenienses, foi uma catástrofe da qua a GrÉcia nunca se recuperou.
Pintura
Estilo geométrico – pintura em cerâmica, decorada com desenhos abstratos – triângulo, formas em xadrez, círculos concêntricos, figuras humanas e de animais por volta de 800 a.C.
Estilo Arcáico – Estimulada pelas relações comerciais com o Egito e o Oriente Próximo, deram vida à inexpressivas imagens geométricas dóricas (amálgama= reunião desordenada de pessoas de diferentes classes e qualidades).
Figuras em Preto - Cena de Hércules estrangulando o leão de Neméia.
A civilização Etrusca coincide muito com o período Arcaico Grego, onde eles imitavam os artistas do período Helenístico.
Esculturas – Estática, sem expressão, leve sorriso, Estilizada
Túmulos: seus túmulos não foram molestados pelos romanos quando destruíram ou reconstruíram as cidades etruscas, estes ostentaram grande número de murais magníficos e valiosos.
-Contraste de cor (igual aos egípcios)
- Presença de demônios
- Ar melancólico
Estilo Clássico –
Esculturas :
-Movimento na figura
-Movimento do planejamento (plano)
-Ideal de beleza
-Linha Sinuosa
-Proporção
-Contraposto
-Eixo de equilíbrio
Período Helenístico
Preocupação com o realismo.
Favorecer a força expressiva das deformações
Arquitetura: três ordens arquitetônicas clássicas (a dórica, a jônica e a coríntia).
-Dórica – bem básica, sendo mais antiga e mais exatamente definida do que a jônica; seus monumentos e templos divide-se em três:
- a plataforma em degraus,
- as colunas e o entablamento (que inclui tudo o que se apóia nas colunas). A coluna consiste no fuste, constituído por seções (tambores) e caracterizado por estrias verticais, chamadas de caneluras, e no capitel, que serve