resumo historia
Com o passar das décadas, o capitalismo mudou e a sociedade também, pois passaram a articular formas de lutar por suas causas, surgindo o movimento social, com a organização dos trabalhadores.
No século XIX, os movimentos socialistas foram divididos em anarquismos e o comunismo, cada um com seus ideais, onde os anarquistas acreditavam que a sociedade deveria se organizar sem nenhuma autoridade, ou seja, sem quaisquer instituições do estado. Já os comunistas, tinham a ideia de que os trabalhadores deveriam assumir o poder, ou seja, o controle do estado.
Houve um momento em que eles perceberam que os seus ideias não deveriam focar apenas na Europa, já que a industrialização se expandiu por outros países, então criam a Associação Internacional dos trabalhadores, só que ela acabou enfraquecendo e se dissolveu, pois existia um impasse em os anarquistas e os comunistas.
Os direitos que asseguram aos trabalhadores hoje é fruto de uma luta promovida por organismos de movimento operário, iniciados no sec. XIX, na Europa. A parti desse século os trabalhadores criaram diferentes tipos de associação e promoveram várias formas de luta, com destaque para as greves, em defesa de melhorias de salário e trabalho, trazendo isso até os dias de hoje.
O congresso de Viena: Foi uma reunião para resolver questões de fronteira e determinar a legitimidade dos governos que assumiram cada um dos Estados Nacionais. tinham preocupação com a situação e os direitos dos reis na Europa pós-Napoleônica. A disseminação do ideário liberal e o próprio sucesso da Revolução Francesa eram