Resumo Historia do Brasil
PRE COLONIAL – 1500 a 1530 – Portugal não ocupou a terra.
Exploração do pau Brasil. Estabelecem feitorias na costa brasileira, com mão de obra livre indígena. Eles são pagos com quinquilharias.
COLONIAL – 1530 a 1832
Sec XVI e XVII – Açúcar
Portugal terceiriza para a Holanda a produção de açúcar no Brasil, que se da no Nordeste. Sistema de plantation é adotado. Capital é Salvador.
Sec XVIII – Ouro
Holandeses são expulsos do Brasil e passam a produzir açúcar de melhor qualidade e mais barato nas Antilhas no século XVII. Aumenta a crise econômica portuguesa. Bandeirantes. No final do século XVII os bandeirantes encontram jazidas de ouro em Minas Gerais. Mineração se torna a principal atividade do Brasil. As cidades mineiras se urbanizam devido ao forte movimento minerador. Surge a classe média e consigo surgem ideias de independência. Em 1789 surge a Inconfidencia Mineira quando o governo português decreta a Derrama (cobrança forçada de impostos atrasados). Em 1798 surge a Conjuração Baiana, a Conjura dos Alfaiates.
Politica
A colônia é administrada por capitanias (Faixas de terra que vao da costa ate o tratado de Tordesilhas). O método fracassa, e cria-se o Governo Geral para centralizar o poder, mas também fracassa. As Camaras Municipais ganham força com a imagem do Homem Bom, estabelecendo-se como o verdadeiro foco de poder da era.
Sociedade
Rural, Patriarcal e Hierárquica. Praticamente toda a vida estava organizada no campo, a figura do senhor de engenho tinha grande poder e de pouca mobilidade social.
BRASIL IMPERIO
Em 1808, com a invasão de Napoleão Bonaparte à Portugal, então a corte portuguesa se transfere para o Brasil, com Dom Joao. Acontece então a abertura dos portos e a Liberação das Manufaturas (proibidas por Maria Primeira em 1785) Os tratados firmados firmam tarifas preferenciais para produtos ingleses comercializados no Brasil, com taxas de 15%, Portugal com 16% e outros países 23%.