anatomia do corpo
A palavra anatomia é derivada do grego e significa dissecar ou cortar.
Anatomia é a ciência das estruturas corporais e das relações entre essas estruturas, é o ramo do conhecimento interessado na estrutura ou morfologia do tecido.
Inicialmente foi estudada por dissecção, a separação pelo corte das estruturas corporais, a fim de estudar suas relações.
Anatomia divide-se em :
Macroscópica
Microscópica
Nômina anatômica: todos os termos são padronizados no mundo todo, a nômina tem por objetivo eliminar os sinônimos e de atribuir aos termos precisão descritiva.
Epônimo anatômicos: é a designação de estruturas anatômicas pelo nome de pessoas: tendão Aquileu – tendão calcanear, trompa de falópio – tuba uterina, polígono de Willis –círculo arterial cerebral, etc.
Obs: Atualmente os epônimos anatômicos foram abolidos para a utilização da nômina anatômica.
A Anatomia Humana é apresentada de três pontos de vista.
Descritiva ou Sistêmica – estuda o corpo como um todo, os sistemas estão relacionados um aos outros por considerações fisiológicas quanto anatômicas.
Regional ou Topográfica – trata das relações estruturais dentro de várias partes do corpo. Anatomia de superfícies, anatomias seccional transversa e anatomia radiográfica.
Aplicativa, Clínica ou Prática – é a aplicação prática de conhecimento anatômico em alguns campos ou especialidades.
1.1- Terminologia Anatômica Básica
1.1.1- Termos de Posição
Posição anatômica ou Norma anatômica – é a posição padronizada para identificação de todas as partes do corpo. O corpo fica em atitude ereta com os calcanhares unidos, ponta dos pés ligeiramente afastados, os braços pendentes ao longo do corpo e palma das mãos voltadas para frente e cabeça reta com olhar para o horizonte.
1.1.2 -Planos de Delimitação
Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à superfície.
Plano anterior ou ventral e plano