Resumo Hematopoiese
1. Introdução
A hematopoiese, é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas), a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente ou célula-tronco.
As células-tronco hematopoéticas são encontradas na medula óssea, e é a partir delas que se originam todas as células sanguíneas, através de um longo processo de diferenciação.
2. Células-tronco
As células-tronco originam células filhas que ou permanecem com sua precursora compondo o pool de células tronco ou se diferenciam em outro tipo celular. 2.1 Células-tronco pluripotentes
Admiti-se que todas as células do sangue derivam de um único tipo celular da medula óssea, por isso chamada célula-tronco pluripotente. Estas células proliferam e formam duas linhagens: a das células linfoide, que vai formar linfócitos, e a das células mieloides, que origina os eritrócitos, granulócitos, monócitos e plaquetas.
2.2 Células progenitoras e células precursoras
A proliferação das células-tronco pluripotentes origina células filhas com potencialidade menor. Essas células filhas são as células progenitoras uni- ou bipotentes que produzem as células precursoras (blastos). É nas células precursoras que as características morfológicas diferenciais das linhagens aparecem pela primeira vez, pois as células-tronco pluripotentes e as progenitoras são indistinguíveis morfologicamente.
A hematopoiese resulta da proliferação e diferenciação simultânea de células-tronco que, a medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade. As células-tronco mieloides produzem hemácias, granulócitos, monócitos e megacariócitos, aparecendo todos esses tipos celulares na mesma colônia. As células-tronco linfoides produzem apenas linfócitos.
A hematopoiese depende do microambiente adequado e da presença de fatores de crescimento. O microambiente favorável é fornecido pelas células do