Resumo hardware
A memória do micro está dividida em duas partes: a memória permanente e a volátil, a memória permanente é onde estão gravados os programas da fabrica e a memória volátil é a memória RAM, onde os programas e arquivos são executados. Os dados gravados na memória permanente ficam gravados no computador e não se perdem quando o computador é desligado, a memória permanente é fabricada em chips de diferentes tecnologias as mais utilizadas são: ROM, PROM, EPROM, EEPROM, FLASHBIOS.
Memória volátil:
A RAM, do inglês Random Acess Memory, memória de acesso randômico, ela é a memória onde os programas podem ser carregados para serem executados pelo processador. Esta memória é de leitura e gravação e se chama volátil porque perde os eu conteúdo na ausência de energia elétrica. As características da memória RAM: Memória de gravação e leitura de dados, armazenagem de programas temporários, armazenagem de comandos no teclado e mouse, armazenagem dos resultados de operações dos programas aplicativos, volátil.
Memória virtual:
É uma memória que usa o disco rígido, ela armazena os dados que não couberem na memória RAM, sendo uma especia de extensão, essa memória faz uma troca a RAM ficou cheia só que tem arquivos que não serão usados e estão carregados, a memória virtual grava estes dados no HD e liberando memória RAM para os arquivos ou programas que realmente serão usados no momento, o único problema é que o acesso ao HD é bem mais lento que o acesso direto a memória RAM.
Com o desenvolvimento da microeletrônica, surgiram os primeiros circuitos integrados e com eles novos padrões de encapsulamento, implementando técnicas de acondicionar em uma pastilha de silício, dezenas, centenas, milhares e até milhões de transistores. A memória RAM utilizada nos microcomputadores é encapsulada em diversos padrões. Entre elas destacam-se: DIP, SIPP, SIMM e DIMM.
Memória cachê:
Tem como tarefa básica diminuir o tempo de acesso do processador a DRAM, a memória utilizada como cachê