Resumo geral dos aspectos principais de Marx
Karl Marx (1818-1833) nasceu na Alemanha, proveniente de uma família judia de classe média. É considerado um dos maiores filósofos e revolucionários de todos os tempos, sendo suas ideologias incrivelmente prestigiadas e até hoje estudadas com afinco. Marx manteve como foco principal para suas teorias, em um primeiro momento, a crítica ao Estado absolutista (mostrando sua tendência democrática e liberal), logo identificando o denominado “materialismo dialético” e, por fim, os caminhos do processo histórico (método científico de compreensão da realidade) que originaram sua tão famosa análise à sociedade capitalista.
Marx foi influenciado por diversos doutrinadores, dentre eles Adam Smith, Hegel, Feuerbach. Hegel considerava a razão como a responsável pela recuperação da autoconsciência, que seria possibilitada por meio da análise da história dos povos. Já para Feuerbach, o mundo religioso era meramente uma projeção fantástica da mente humana. Marx criticou ambos, alegando que o mundo é resultado da ação humana, não mero instrumento de contemplação, sendo então passível de transformação através de uma atividade revolucionária. A alienação que para Feuerbach seria resultado de um longo processo marcado pela influência da igreja católica seria para Marx associada às condições materiais de vida, podendo ser extinguida apenas por meio da ação política; ele atribui esta ação política à classe social denominada “proletariado”.
“...tudo parece levar em seu seio a própria contradição. Vemos que as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e fazer mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. (...) O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; mas, ao mesmo tempo, o homem se converte em escravo de outros homens ou de sua própria infâmia. (...) para fazer trabalhar bem as novas forças da sociedade, necessita-se unicamente que estas passem às mãos de homens novos, e que tais homens novos são os