Resumo gengiva
O periodonto é classificado em:
Periodonto de proteção – gengivas;
Periodonto de sustentação ou inserção – osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.
Periodonto de proteção É formado pelas gengivas (gengiva marginal, gengiva inserida e gengiva interdentária). A gengiva é a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes.
Gengiva marginal – também chamada de gengiva livre, é aquela que está na margem dos tecidos gengivais, cobre em torno de 0,5mm.
Gengiva inserida - é a continua com a gengiva marginal. Ela é firme, resistente, resiliente, e firmemente ligada ao osso alveolar subjacente.
Gengiva interdentária –É constituída de gengiva marginal e gengiva inserida.
Periodonto de Sustentação
É definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar.
Ligamento periodontal – é um tecido conjuntivo frouxo, ricamente vascularizado e celular, que circunda as raízes dos dentes e une o cemento radicular à lâmina dura ou ao osso alveolar propriamente dito. A presença desse ligamento permite que forças produzidas durante a função mastigatória e outros contatos dentários sejam distribuídas e absorvidas pelo processo alveolar através do osso propriamente dito. Além disso, o LP também é essencial para a mobilidade dos dentes. O dente é unido aos osso por feixes de fibras colágenas.
Osso alveolar – é a porção da maxila e da mandíbula que formam os alvéolos dos dentes e dão suporte a esses alvéolos.
Cemento – é um tecido mineralizado especializado que reveste as superfícies radiculares e, ocasionalmente, pequenas porções das coroas dos dentes.
Doença periodontal (periodontite) é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de