Resumo - Formação de Preço
Introdução
O preço está presente em todas as atividades mercadológicas (mensalidades, aluguel, honorários, diárias, pedágios, etc.).
Entre os erros cometidos pelas empresas na adequada decisão de preço estão: a ênfase exagerada por custos; a falta de revisão frequente para aproveitar oportunidades de mercado; a incoerência entre o preço e os demais elementos do composto de marketing e o não estabelecimento de preços devidamente diferenciados para os diferentes tipos de produtos e segmentos de mercado.
Os preços são condicionados pela inflação, taxa de juros, atuação de organismos de defesa do consumidor, controles oficiais de preço e política fiscal e tributária. O preço pode reforçar o posicionamento do produto e a imagem da empresa.
Variáveis do composto de Marketing
Produto
Características, qualidade, marca, design, embalagem e serviços agregados, entre outros.
Preço
Preço básico, descontos, prazos e condições de pagamento, entre outros.
Praça
Canais de distribuição, distribuição física, transporte e armazenagem, entre outros.
Promoção
Propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, venda pessoal e marketing direto, entre outros. A determinação do preço requer cuidados: estudos de mercado, da concorrência e de fatores internos e externos à empresa, de modo a resultar num valor coerente com a estratégia de marketing.
Durante o processo de compra, o consumidor passa por etapas de compreensão, percepção (são influenciadas por vários estímulos e fatores pessoais, como necessidades, personalidade, contexto, expectativas e comunicação, entre outros) e juízo de valor em relação a dois pontos: a oferta da empresa, na forma de produtos e serviços (o benefício que ele está obtendo); e o custo da transação (por exemplo, dinheiro, esforço e tempo). O confronto desses valores gera a percepção do valor total da compra.
Capítulo I
Comportamento de compra do consumidor
O comportamento de compra do