Resumo Filosofia Grupo 4 Tema N O Aceite Nada Como Dado
Grupo 4
Tema: “Não Aceite nada como dado”
O ser humano não deve aceitar as afirmações impostas a ele, deve questionar e diante disso Sócrates admitiu que não sabia nada (mesmo tendo conhecimento das coisas), para começar a adquirir conhecimento. Para ganhar esse conhecimento discutia/conversava com as pessoas e a partir disso encontrava em suas respostas as inconsistências e contradições de suas crenças.
Os céticos (pessoas que duvidam de tudo), filósofos gregos, explicaram que não podemos afirmar que temos certeza de nada, usaram a dúvida como ferramenta para descobrir a certeza de cada um, aplicando portanto isso nas crenças para obter as certezas.
É necessário certo grau de ceticismo, em qualquer questionamento filosófico para que possamos obter respostas concretas, não aquelas que nos são impostas.
René Descartes criou uma situação imaginária, a ponto de duvidar de seus sentidos e pensamentos, tendo como única certeza a sua existência, para que pudesse assim criar seus argumentos e ter a sua realidade.
Um século depois, o filósofo David Hume também adotou o ceticismo, para ele se adquiria o conhecimento pela experiência dos sentidos e reconheceu que nosso raciocínio não era confiável e também concluiu que não somos capazes de conhecer nada com certeza absoluta. Para Hume tudo que acontecia deveria se harmonizar com as crenças do indivíduo.
Por fim, se questionamos é porque o argumento dado a tal situação não nos satisfaz, com isso voltamos a perguntar e obtemos nova resposta, e se essa resposta por algum motivo ainda não nos deu certeza, não nos satisfez, consequentemente outra pergunta virá, bem como outra resposta e assim sucessivamente, isso se chama Regressão ao Infinito, pois nunca chega a um fim.
Como bem asseverado por René Descartes: “A DÚVIDA É A ORIGEM DA SABEDORIA”.