Resumo filme XXY
O filme trata de uma história dramática de um casal que tem como fruto da sua relação uma criança que nasce com as características sexuais de ambos os sexos, e que ao descobrir ainda na gestação a indeterminalidade do sexo do bebê recusaram qualquer manifestação cientifica que tentasse corrigir a ambiguidade dos órgãos genitais. Mesmo com os apelos dos médicos, os pais resolvem não fazer a operação após o nascimento de Alex, achando que além de ser uma violência ao seu corpo, ele(a) deveria ter direito de decidir qual seria seu sexo; e para fugir desse médicos que queriam corrigir a ambiguidade da genitália vão para o Uruguai e vivem isolados. Para o pai de Alex, ela(e) era perfeito(a) desde o nascimento, quando este negou-se a submeter o(a) filha(o) a cirurgia “corretiva”.
Após o nascimento, seus pais então decidem que sua orientação sexual seria voltada para a feminilidade, deixando assim que seu corpo demonstrasse características predominantemente femininas, fazendo uso de medicamentos para o controle das características físicas até então masculinas.
Já com 15 anos, Alex que é um portador de anomalia cromossômica chamada de Síndrome de Klinefelter conserva a delicadeza do feminino, mas sabe expor a agressividade do mundo masculino.
Um certo dia, a família de Alex recebe a visita de um casal de amigos, o cirurgião argentino Ramiro, e este leva consigo seu filho Álvaro que com o tempo vai criando uma amizade e um sentimento, sem saber exatamente que ele(a) é hermafrodita. Alex insiste em transar com Álvaro mas este se recusa pois a acha muito nova e por saber que ele(a) é diferente, mas em meio a uma discussão os dois então resolvem partir para o ato sexual, e naquele instante algo novo surge, para a surpresa do menino, que julgava que ele(a) era apenas mulher, a penetração é feita por Alex e flagrada por seu pai. Álvaro saí correndo e Alex permanece no local chorando.
O sofrimento de Alex é intensificado na medida em