Resumo filme "Quem se Importa"
CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte.
DECOM – Departamento de Comunicação Social.
Publicidade e Cidadania
Análise do Filme “Quem se Importa”
O filme “Quem se Importa” mostra depoimentos de pessoas no Brasil e outros países, que se doam em favor de causas alheias, como propósito de contribuir para uma sociedade mais justa. Essas pessoas foram denominadas de Empreendedores Sociais.
Os empreendedores sociais acabam de certa forma abdicando de suas próprias vidas em prol de projetos sociais que fazem a diferença na vida de pessoas carentes e injustiçadas.
Dentre os depoimentos que me chamaram a atenção, está o de uma médica brasileira (Dra. Vera Cordeiro), que se sensibilizou com a situação de famílias carentes no momento de descoberta de doenças graves, e após a alta de internação. Pediatra, Dra. Vera presenciou momentos de muita comoção, quando mães chegavam ao ponto de oferecer seus filhos em adoção por não terem condições financeiras para arcarem com as despesas de tratamento.
Dra. Vera começou a vender objetos pessoais e móveis de sua casa para ajudar essas famílias, então alguns amigos começaram a se afastar, a família achava que ela havia enlouquecido.
Foi então que surgiu a ideia de fundar uma ONG chamada Saúde Criança, que contribui para a auto sustentação dessas famílias sem estrutura financeira para cuidar de suas crianças. A ONG cuida para que não seja dada alta para essas crianças se família não tiver condições de dar a mínima assistência.
O espírito de empreendedorismo social da Dra Vera, assim como de outros casos que foram mostrados no filme, com certeza era maior do que suas próprias limitações. Há muitos casos semelhantes de pessoas que arregaçam as mangas pelo mundo todo, e as autoridades políticas, que deveriam oferecer apoio financeiro, ficam literalmente de braços cruzados.
A reflexão sobre o filme mostra que se as pessoas puderem colaborar de alguma forma