Resumo filme Louis Pasteur
O enredo do filme começa na França do século XIX, onde um homem que diz clamar por justiça assassina um médico, que segundo ele é responsável pela morte de sua esposa, alegando que à mesma sofreu com febres muito altas.
Logo após, os que parecem ser membros do governo, discutem a respeito de um panfleto escrito por Louis Pasteur, químico que mudou sua época com suas pesquisas. Ele dizia que os materiais utilizados por médicos durante os partos, por não serem higienizados de maneira correta, poderia causar febres altas e até à morte do indivíduo que se submetem a esses materiais.
Louis Pasteur foi recordado pelos governantes por ter criado um método de fermentação dos vinhos, após descobrir que a bebida podia conter microrganismos prejudiciais à saúde, Pasteur elaborou uma maneira de pôr a bebida temperatura muito elevada e logo após resfriar rapidamente, criando assim o método conhecido hoje como pasteurização.
Pasteur aparece em seu laboratório discutindo pelo mesmo motivo: a morte de cerca de 20.000 pessoas. E determina-se em a descobrir e matar o micróbio que causa às mortes.
Depois de ser oprimido pelos imperialistas a ficar em silêncio e não retomar ao problema que tanto procurava resolver, Pasteur decide mudar-se para Paris com sua família.
Após 10 anos, já no ano de 1870 a França passa de império e se torna uma república, e um novo problema atormenta os governantes: uma crise econômica causada pela escassez dos rebanhos. A epidemia atingia vários lugares, exceto o município de Arbois.
Arbois era justamente para onde Pasteur mudou-se com sua família e continuou empenhado em suas pesquisas. Pesquisadores foram até a cidade para tentar descobrir porque a epidemia não se alastrou por ali e com isso descobriram que Louis Pasteur descobriu que um vírus atacava os animais e criou uma vacina contra o mesmo, com isso a produção continuava normal em Arbois.
Com isso o governo resolve levar todos os rebanhos das cidades até