Resumo filme Giordano Bruno
Giordano Bruno (1548-1600) nasce em Nola, província de Nápoles. É filho de João Bruno, um militar italiano, e Flaulissa Savolino. Mesmo com um caráter contestador, ingressa cedo na ordem religiosa dominicana e leva uma vida desprendida e nômade: suscitando opiniões contrárias e perseguições incomensuráveis.
Bruno tem uma visão panteísta do mundo, dizendo que Deus está em tudo. Indiscutivelmente é um humanista da corrente filosófica do renascimento, cujo principal representante é Erasmo. Bruno é veementemente defensor do infinito cósmico e de uma nova visão do homem.
A filosofia do seu tempo está baseada nos clássicos antigos, principalmente Aristóteles, onde teoriza em prismas diametralmente opostos. Por não ser um cientista, não valoriza a matemática e desenvolve sua filosofia baseada em suas intuições e vivências intrínsecas às coisas. Simultaneamente, apesar da sólida formação clássica, é considerado um místico (caráter de pouca importância a ele).
Bruno é um visionário ao abordar as suas perspectivas religiosas. Encaminha-se até Genebra, onde se inicia no cenário acadêmico, tornando-se posteriormente professor e compartilhando ensinamentos daquele que tanto criticou: Aristóteles.
Vai à Inglaterra, frequentando o meio intelectual ligado à corte da rainha Elisabeth. É obrigado a fugir pelo fato de atacar à física peripatética, continuando a sua vida errante. Em sua cosmologia, constante em suas obras, elabora a teoria de que o universo é infinito, povoado por milhares de sistemas solares, e com outros planetas contendo vida inteligente: o universo inteiro está vivo, havendo uma vida que anima tudo o que nele existe. Foi influenciado por Nicolau da Cusa, Copérnico e Giovanni Della Porta; mas, sua visão foi além deles, justamente por ter aceitado o infinito. Afirma que tudo que existe na Terra forma um sistema. Bruno é animista, onde postula que uma só alma é o princípio da vida. Todos os seres tem uma finalidade e todas