Resumo filme chico xavier
Diretor: Daniel Filho
Ano: 2010
Sinopse
Controverso, mas ao mesmo tempo possuidor de uma enorme fé, Fancisco Cândido Xavier, durante os 90 anos de sua vida, ajudou a difundir o Espiritismo no Brasil. Psicografou mais de 400 livros e foi responsável por momentos polêmicos com a justiça nacional. Baseado na entrevista concedida ao programa Pinga Fogo, da Tv Tupi, na década de 1970, o filme conta a história de vida do médium que desde criança só pregou uma coisa: o amor a Deus.
O filme “Chico Xavier” conta com montagem impecável e atuações excelentes para mostrar três momentos distintos da vida do médium: a infância sofrida, durante a qual Chico teve que lidar com a solidão proveniente da desconfiança que seus dons provocavam nos outros; a fase adulta, na qual o médium resolve voltar-se para a caridade e precisa continuar lidando com o afastamento de muitos, inclusive de sua própria família; e a terceira idade, onde vemos um Chico já fenômeno nacional, relembrando momentos de sua vida e continuando sua obra focada em ajudar os outros.
O longa busca fidelidade aos acontecimentos reais em todos os sentidos. Somos apresentados à relação de Chico Xavier com Emmanuel, seu guia espiritual, e vemos como o médium precisou lidar com a vaidade e as acusações de fraude. Os locais em que a história se passa são reconstruídos com esmero, tendo os autores buscado até mesmo as câmeras utilizadas na gravação do programa Pinga Fogo. Além disso, muitas das cenas do filme são baseadas em gravações reais de Chico Xavier, utilizando transcrições diretas do que o médium proferiu em vida.
Temos então um filme que, assim como o próprio Chico, dialoga com inúmeros temas polêmicos (como a sexualidade e a perda da família). É emocionante do início ao fim, mas ao mesmo tempo dotado de um senso de humor peculiar e bem trabalhado (como nas cenas da “aplicação do evangelho” e da famosa peruca do médium). De forma muito bem executada,