Resumo filme avatar
Avatar, filme escrito e dirigido por James Cameron, este que passou dez anos desenvolvendo uma tecnologia para apresentar ao público de forma marcante e estarrecedora sua mensagem. Diante de tal obra cinematográfica, o diretor retrata a tentativa desesperada de dominação humana de Pandora, uma lua distante do planeta Polifemo, com o objetivo de extrair de seu solo os recursos naturais esgotados na Terra, que se encontra em estado de total devastação e diante o completo e desmedido extração e consumo insustentável, muito fundado na premissa consumistas que vivemos atualmente, onde é muito mais importante se "ter" do que pensar nas consequências sobre este estilo de vida. Desta feita, tal obra, possui um caráter pedagógico ao apresentar ao público uma mensagem eco-consciente.
Ante esta narrativa, esta próspera companhia de economia global, financia a permanência de equipes militares e de cientistas em Pandora, com o intuito de monopolizar e explorar tais riquezas minerais, as quais detêm o potencial de gerar lucros, e garantindo a Terra uma sobrevida, uma vez que, como dito, e fazendo uma abordagem contemporânea a nosso modelo socioeconômico atual, esta encontra-se em um estado crítico.
Sob o comando do Coronel Miles Quaritch, fuzileiros navais se convertem em mercenários, lutando contra "nativos" que aí habitam, as tribos dos Na’vi.
Enquanto os humanos ambicionam o tesouro escondido nas florestas, os nativos se esforçam para manter a integridade de seu território, principalmente dos recantos sagrados, e a própria existência, pois entendem que eles, os Na'vi não podem viver sem seu mundo, cada partícula, pequeno ser, biomas, deve ser tratado com respeito, trazendo à tona a ideia de "tudo é um e um é tudo"; Desta feita por menor que seja o ser, este é importante no contexto, possui um papel e um fim.
Em presença deste