Resumo figura retóricas
Figuras de Som
As figuras de som são os efeitos produzidos na linguagem quando há uma função rítmica ou quando se procura imitar sons produzidos por coisas ou seres. A figura de som mais conhecida é a paronomasia, ela ocorre quando a reprodução de sons semelhantes em palavras significados diferentes.
Figuras de Palavra As principais figuras de palavra são metonímia e metáfora.
Metonímia
A metonímia consiste em empregar um termo no local de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo: - Quando Vinícius de Moraes diz: Os meus braços precisam dos teus / Teus abraços precisam dos meus, é claro que ele se refere a pessoas inteiras. O uso de parte delas (braços) ou de suas ações (abraços) tem o efeito de tornar concreto o sentimento de necessidade de afeto do outro.
- Bebeu o cálice todo. ( Bebeu todo o líquido que estava no cálice)
Metáfora
A metáfora é uma comparação abreviada. Se eu digo que buscava o coração do Brasil. Ora, o Brasil não possui o órgão biológico em questão. Portanto, coração significa aí o centro vital, a essência, o âmago do país.
As metáforas são classificas em cinco grupos diferentes:
1. metáforas de restauração;
2. metáforas de percurso;
3. metáforas de unificação;
4. metáforas criativas;
5. metáforas naturais.
Metáforas de Restauração
A metáfora de restauração nada mais é que uma metáfora que necessita de reparação, são elas: metáfora médica, de roubo, de conserto e de limpeza;
Metáfora médica – compara a sociedade ao corpo humano, fala de saúde; Metáfora de roubo – roubar a liberdade do povo, libertar emoções, aprisionar uma idéia;