Resumo expandido adoção
INTRODUÇÃO: Este tema, por sua complexidade ainda não foi enfrentado de forma clara no Brasil, tentando resolver o problema,pretende – se aqui colocar as exigências legais impostas às partes presentes no processo adotivo, na finalidade de um esclarecimento teórico, jurídico e processual, esperamos contribuir para compreensão deste tema, que na nossa atualidade sem dúvida, tem sido o recurso de vida para milhares de crianças e adolescentes brasileiros abandonados. Abordaremos a possibilidade jurídica da adoção aos homossexuais, através de estudos das questões debatidas que os autores tratam, considerando assim os princípios da igualdade e da proteção integral ao jovem. No que tange a adoção por pessoas homo afetivas, no Brasil a legislação que comenta não autoriza , tampouco impede, o preconceito, sem dúvida é um impedimento muito preocupante e que precisa se desfazer na sociedade. A doutrina não tem sua posição correta, mas a jurisprudência aos poucos vem inovando, analisando os casos concretos e vendo o que se encaixa melhor para os jovens da atualidade.
OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo o diagnóstico do instituto adoção, incluindo seus aspectos jurídicos e sociais, no decorrer da evolução da sociedade, destacando questões polêmicas acerca da viabilidade jurídica da composição da família por sujeitos homossexuais através do processo adotivo.
DESENVOLVIMENTO:A adoção surgiu para assegurar a seqüência da família, no caso de pessoas sem filhos,para (GONÇALVES, 2011, p. 378) a adoção é como uma forma de perpetuar o culto familiar, aquele cuja família se extingue não terá quem a cultue a memória de seus ancestrais, é a mesma religião que obrigava o homem a casar para ter filhos para continuar com a memória de seus antepassados comuns , é a mesma religião que atribuía o divórcio em caso de esterilidade e que se substituía o marido ineficaz por um parente capaz de ter filhos, caso isso não fosse eficaz a adoção era o único meio de