Resumo estequiometria
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
TEORIA ATÔMICA:
1.
Um elemento é composto por minúsculas partículas chamadas átomos. Todos os átomos de um determinado elemento apresentam as mesmas propriedades químicas.
2.
Átomos de elementos diferentes apresentam propriedades diferentes. Em uma reação química comum, nenhum átomo de qualquer elemento desaparece ou é transformado no átomo de outro elemento.
3.
Compostos são formados pela combinação de átomos de dois ou mais elementos. Em um determinado composto, os números relativos de átomos de certo tipo são definidos e constantes. Texto desenvolvido pelo Prof. Dr. Luis Fernando Peffi Ferreira - FEI
O professor inglês John Dalton desenvolveu uma explicação sobre varias das leis da química, essa explicação ficou conhecida como teoria atômica. Três dos principais postulados de Dalton foram:
A teoria atômica ajuda a explicar duas leis básicas da química:
1.
Lei da conservação das massas: Em sua forma moderna diz: “não há alteração detectável em massa em uma reação química comum”. Se os átomos são conservados em uma reação, a massa também será conservada. (postulado 2)
2.
Lei da composição constante: “um mesmo composto contém sempre os mesmos átomos nas mesmas proporções”. Se a razão atômica destes elementos num composto é fixa, suas proporções em massa também devem ser. (postulado 3)
3.
Lei das proporções múltiplas: Esta lei se aplica ao caso de dois elementos que quando combinados formam mais de um composto. “As massas de um elemento que se combina com uma massa fixa de um segundo elemento o fazem em uma razão de números inteiros”.
O ÁTOMO
É a menor partícula representativa de um elemento químico. Constituído por um núcleo central, bastante pequeno, mas que contém a maior parte da massa do átomo e é circulado por uma enorme região contendo elétrons (carga −1). O núcleo contém prótons (+1) e nêutrons (0).
1
ESTEQUIOMETRIA
As relações de massa e