Resumo emprego verde
Desde o século XVIII, quando ocorreu a revolução industrial, onde a população mundial começou ter o conceito de que crescer seria o foco principal, e a qualquer custo, explorando sem controle os recursos naturais como que eles fossem infinitos, quando que a maioria é não renovável. De La para Ca trouxe e tem trazido grandes consequências negativas, onde muitas delas são irreversíveis, ameaçando a vida humana, o ecossistema e a biodiversidade em todo o planeta. Esse modelo de crescimento qualquer custo sem a devida visão de futuro, termina ocasionado crises em alguns países como foi o caso de 2008-2009.
O emprego verde é um assunto muito interessante trazido no seio das discussões do trabalho decente, o mesmo esta atrelado a uma nova postura, no combate das mudanças climáticas, que nesse processo já esta gerando muita oportunidade de trabalho, seja por meio de pesquisas ou atividades socioambientais responsáveis, o emprego verde já é realidade, exemplos são as atividades com foco na tecnologia ambiental e as fontes de energias renováveis e a reciclagem. Nem toda reciclagem é considerada politicamente correta, mas é interessante lembrar que a atividade é a principal, quando se refere a emprego verde no Brasil. O emprego verde é a esperança de reverter via um modelo sustentável à escassez de postos de trabalho em nível mundial, sendo que inegavelmente há muita vulnerabilidade em relação ao emprego, diante dos efeitos globais da crise, mas há também muitas alternativas para superação.
Percebe-se que no Brasil é crescente a multiplicação de ações e projetos focados na preservação ambiental, colocando a reciclagem para gerar diversos produtos que inclusive promovem a inclusão social, um exemplo é o artesanato, que pode ate mesmo transformar as pessoas criativas numa espécie de agentes ecológicos.