Resumo Drywall
A marcação de montagem dessas paredes parte do raio da curvatura que ela terá.
Após identificarmos onde fica a origem do raio e, a partir dele, riscarmos o traçado das paredes no chão, marcamos o traçado no teto e preparamos a colocação das guias. Para que seja possível formar a curvatura, as guias devem receber vários cortes nas abas. Para fixarmos as guias no chão, quanto menor o raio maior o número de fixações que serão feitas (em função da guia ficar mais curvada e ter maior tendência a sair da linha de marcação), sendo executadas a no máximo 15 cm de distância uma da outra. Depois de fixar as guias no piso, são colocados os montantes, que podem ficar a no máximo 60 cm de distância um do outro. Com toda a estrutura pronta, começa a colocação das chapas de gesso, que devem ser aplicadas na horizontal pois, dessa forma, elas se curvam mais facilmente.
-Chapa de 12,5mm
Raio entre 1 e 2m: usa-se um borrifador com água e um gabarito para curvar a chapa.
Raio entre 2 e 3m: apenas pulverizar com água.
Raio maior que 3m: curvar a seco.
-Chapa de 9,5mm
Raio menor que 1m: pulverizar com água e usar gabarito
Raio entre 1 e 2m: apenas pulverizar com água
Raio maior que 2m: curvar a seco
-Chapa de 6mm
Raio menor que 1m: pulverizar com água e usar gabarito
Raio entre 1 e 2m: apenas pulverizar com água
Raio maior que 2m: curvar a seco
A fixação das chapas começa pelo centro, seguindo para as bordas. O acabamento é feito da mesma forma que nos modelos anteriores.
CONTRA PAREDES
É uma espécie de revestimento de gesso usado sobre outra parede, que pode ser de alvenaria de tijolos ou blocos, por exemplo. A montagem é feita utilizando as mesmas estruturas usadas em paredes ou forros, e o processo é o mesmo (marca-se no piso o alinhamento das guias, em seguida passa-se a marcação para o teto, coloca-se os perfis metálicos obedecendo a distância recomendada e fixando-os no piso e no teto). Devemos fixar a contra parede à