fichamento
FICHAMENTO
1) RESUMO
Devido o aumento da concorrência no mercado da construção civil, as empresas construtoras estão sendo obrigadas a traçar um perfil com ênfase na redução de custos. Isso faz com que seja necessária a mudança de métodos construtivos para que o empreendimento seja competitivo. O artigo apresenta um estudo de caso que compara a construção com bloco cerâmico e o drywall, onde poderá ser notado que a diferença de custo é significativa.
O drywall é uma parede de gesso acartonado que vem substituindo a alvenaria, devido a sua praticidade, produtividade e dentre outros benefícios. A palavra drywall significa “parede seca”, pois é um modelo de construção que não utiliza argamassa para sua execução. Este método, por ser novo, ainda não é muito utilizado, mas com as exigências de baixos custos, tempo de construção e redução de resíduos os construtores estão começando a se adaptar com o processo.
A vantagem começa pelo seguinte motivo: o drywall gera uma redução de carga na estrutura e isto acarreta na redução de concreto, aço, mão de obra e por fim o custo final da obra. O drywall é formado por uma estrutura metálica, onde uma ou mais chapas do material é parafusadas por ambos os lados, e muitas vezes uma lã de vidro é colocada entre as chapas para melhorar o conforto acústico. Já o bloco cerâmico de 6 furos é um material utilizado há muito tempo, eles se destacam por sua durabilidade, facilidade de fabricação e resistência. Porém a aplicação é mais demorada, o entulho gerado é expressivo e também exige mais mão de obra para execução.
2)ESTUDO DE CASO
A obra escolhida foi o Edifício “Morada Residence” que é composto por 10 pavimentos com 4 apartamentos por andar. As paredes internas