Resumo Dos Dez Princ Pios De Economia
RESUMO DOS DEZ PRINCÍPIOS DE ECONOMIA:
E o que é Economia? Derivado do termo grego “oikonomos”, traduzido como “ aquele que administra um lar”, fazendo referência à semelhança com a forma de se administrar uma família e um grupo social.
Gerenciar de forma precisa o que chamamos de “recursos escassos”, cada família, cada membro de uma sociedade precisa dividir os recursos produtivos limitados, assim, não podendo proporcionar a todos os bens e serviços que as pessoas desejam ter e, portanto, é imperativo que o homem faça escolhas, chamadas na economia de “tradeoff” que é a escolha de alguma coisa de que gostamos por outra de que necessitamos.
Na linguagem da economia, a escassez diz respeito à possibilidade de qualquer recurso vir a acabar, mesmo aqueles que existem em abundancia. E a Economia vem justamente para "regular", de acordo com a sua importância, os produtos para permitir sua utilização em benefício da sociedade.
EX: o petróleo, uma das grandes riquezas da terra, tem uma utilidade muito variada, mas nem todos os países possuem, logo é estipulado um preço para sua aquisição por quem não o produz. Portanto, quem o produz dita o preço no mercado, de acordo com a quantidade de sua produção, então à medida que esta diminui, aumenta-se o preço dos seus produtos, alterando o comportamento da economia.
Outro exemplo é a água, um produto que pensávamos ter em abundancia, mas que já se fala em escassez desse bem, ou seja, já começa a haver seca em alguns estados brasileiros e em muitos países, como por exemplo, em São Paulo, e com esta necessidade de se consumir a água (para várias utilidades) faz com que a sua procura aumente e consequentemente o seu preço.
Para iniciar nosso estudo, trataremos de seus princípios de tomadas de decisões individuais:
PRINCÍPIO 01: As Pessoas Enfrentam “Tradeoffs”
Tomar uma decisão sempre nos coloca um tradeoff, mesmo o simples fato de optar por comer pipocas ou tomar