RESUMO DOS CAPÍTULOS I AO XII DO LIVRO: FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
Logo de cara a Espanha se beneficiou com a ocupação, pois encontrou ouro acumulado por civilizações mexicanas, tornando ainda mais interessante a exploração dessas terras, com o intuito de descobrir riquezas. Logo a notícia de descoberta do ouro se espalha pela Europa, chamando a atenção das demais nações europeias, que agora vão se contrapor à Espanha e Portugal. Foi a partir desse momento que a ocupação da América deixou de ser um problema exclusivamente comercial e passa a ter fatores de influência política.
A Espanha nesse momento, vai buscar se defender do ataque de outros países, construindo uma imensa cidadela, como forma de fortalecer seus domínios, enquanto que os outros países irão tentar estabelecer-se em posições fortes, de um lado para descobertas compensatórias, e do outro, como forma de estratégia para atacar os espanhóis.
Essa pressão política dos países europeus, sobre Espanha e Portugal, resultaram no início de ocupação econômica do território brasileiro, pois defendiam que, Portugal e Espanha só tinham direito àquelas terras efetivamente ocupadas por eles. A partir daí que foi organizada pelos franceses uma colônia de exploração às novas terras, que foi acompanhada de perto pelos Portugueses, que tentaram subornar a corte francesa, afim de desviar as atenções do Brasil.
Com o passar do tempo, ficou cada vez mais claro que Espanha e Portugal perderiam suas terras nas Américas, se não à ocupassem definitivamente. E todo o ouro do interior do Brasil, pesou na decisão tomada, de realizar esforços relativamente grandes para