Resumo - Dom Casmurro
A história começa com Bento Santiago, um senhor, que conta como recebeu o apelido de Dom Casmurro. Em um trem, um jovem lê uns versos para ele, que cochila. O rapaz então começa a chamá-lo de Dom Casmurro.
Fala-se então sobre a sua infância. A mãe de Bentinho, como era chamado, fez uma promessa e manda o menino para o seminário afim de ser padre. Ao dizer isso a Capitu, ela procura uma maneira de Bentinho não ir para o seminário, mas garoto acaba indo, antes, porém promete que se casaria com ela.
No seminário, Bentinho conhece Ezequiel Escobar, que se torna seu melhor amigo. Este mostra a Dona Glória, mãe de Bentinho uma solução: o sacerdote prometido não precisava ser Bentinho, no lugar dele, um escravo é enviado ao seminário.
Bentinho então passa a estudar direito em São Paulo. Tornando-se o doutor Bento de Albuquerque Santiago. Ocorre então o casamento tão esperado entre Bento e Capitu. Escobar, casa-se com Sancha, amiga de colégio de Capitu.
Depois de alguns anos, Capitu tem um filho, seu nome era Ezequiel, como o amigo de Bento.
Com o passar do tempo, Bento vê uma grande semelhança entre Ezequiel e Escobar, que depois acaba morrendo afogado.
Bento enxerga no filho a figura do amigo falecido e fica convencido de que fora traído pela mulher. Um dia resolve matar a criança, mas depois desiste e diz que não é seu pai.
Após inúmeras discussões, Capitu e Bento separam-se. Vão para a Europa, depois Bento volta para o Brasil e Capitu morre no exterior .Bento continua a rejeitar Ezequiel que depois acaba morrendo de febre tifóide.
Triste, o narrador constrói uma casa parecida com sua casa de infância. O próprio livro é também uma tentativa de recuperar o sentido de sua vida.