Resumo Docto Araxá - SS
986 palavras
4 páginas
Principais aspectos do documento de Araxá – Resumo.No decorrer da década de 1950 (mais exatamente no fim), surge um questionamento sobre a forma de realização/atuação do serviço social brasileiro, chamado serviço social tradicional, que em larga escala era executado seguindo os moldes do serviço social norte-americano e que em parcela pro essa razão não dava conta de abater as necessidades dos usuários brasileiros. Esse questionamento se fortifica no início da década de 60 e tem seu ápice quando se inicia a ditadura militar. Diante de toda discussão sobre o modo de atuação do assistente social brasileiro, acontece um evento, chamado “1° Seminário de Teorização do Serviço Social” no ano de 1967 na cidade de Araxá (MG), voltado para a necessidade de revisar/redimensionar a profissão. Esse seminário resulta no “Documento de Araxá”, documento que foi um grande avanço do serviço social, mas, que não foi o ponto necessário a se chegar, por não ter se desenvolvido dentro de uma perspectiva totalmente crítica; ele ainda visa uma direção conservadora, ao contrário do que foi realizado em outros países latino-americanos.
O serviço social definido por “ciência social aplicada”, ou por ser “independente no quadro das ciências” ou ainda por ser uma “ciência quando sintetiza as ciências psicossociais”, tem por foco principal, atuar sobre a base das inter-relações do binômio indivíduo-sociedade, é considerado prática institucionalizada, caracterizado pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais.
Insere nesse documento uma reorganização do serviço social para servir adequadamente à sociedade e à pessoa humana. De acordo com o Documento (1979), “o Serviço Social, agente que intervém na dinâmica social, deve orientar-se no sentido de levar as populações a tomarem consciência dos problemas sociais, contribuindo, também, para o estabelecimento de formas de integração popular no desenvolvimento do País”. Com esse novo foco, o serviço social realizado