Resumo do texto “A projeção no contexto clínico”, de Emannuel F. Hammer.
2254 palavras
10 páginas
Resumo do texto “A projeção no contexto clínico”, de Emannuel F. Hammer.Disciplina: Técinas Expressivas e Projetivas I IP/UFRJ
O texto aborda como podemos encontrar a projeção no contexto clínico. Ele tem início abordando como os desenhos e as pinturas de pacientes expressam o “interno” e fatores da personalidade no mundo externo; comparando, inclusive, a intepretação dessas obras com a interpretação dos sonhos. Provavelmente, a interpretação da arte gráfica foi a primeira técnica projetiva estabelecida, tendo um acontecimento com um psiquiatra do século XIX falando a primeira vez sobre isso.
Florence Goodenough elaborou uma escala de medida da inteligência baseada na interpretação de detalhes nos desenhos da figura humana. Ela e outros estudiosos concluíram que também existem traços da personalidade que podem ser apreendidos com eles. O autor do texto, contudo, ao aplicar o mesmo teste de Goodenough, observou que não é possível considerar apenas fatores intelectuais se tratando de produções gráficas. Ele ressalta a importância de fatores emocionais na produção dos desenhos.
Em relação à validação da interpretação dos desenhos projetivos, o autor diz que os aspectos levantados a partir de tal interpretação o foram por meio de alguma evidências, tais como informações acerca do examinando, associações livres, traduções de símbolos mediante análise funcional, entre outras.
O autor postula, então, que existem 8 pontos fundamentais baseiam a intepretação dos desenhos projetivos. São eles:
O uso dos significados dos símbolos da psicanálise;
A experiência clínica com os mecanismos de deslocamento e substituição e de fenômenos patológicos;
O deslindar da simbolização empregada, levando à associações feitas pelo paciente;
A evidência empírica;
As simbolizações que surgem do inconsciente dos psicóticos e inundam a folha de desenho;
A correlação entre os desenhos projetivos realizados em vários intervalos durante a terapia e o quadro clínico evidenciado na época