RESUMO DO TEXTO “A INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA” DE JOÃO MANUEL CARDOSO DE MELO
1. INTRODUÇÃO
Neste texto João Manuel Cardoso de Melo discorre sobre as características fundamentais do processo de industrialização na América Latina a partir do paradigma cepalino. Antes de apresentar a síntese do texto no próximo item deste trabalho faz- se necessário esclarecer que o termo cepalino refere-se a CEPAL que é a sigla para Comissão Econômica para a América Latina, criada em 25 de fevereiro de 1948 para analisar a situação econômica e incentivar a cooperação econômica entre os países membros.
Com algumas adaptações, mas sempre fiel a toda as suas referências, a síntese deste trabalho foi feita a partir do texto do autor João Cardoso de Melo, que analisa parte do silêncio do paradigma cepalino: pensar a industrialização latino-americana como uma industrialização capitalista; mais ainda, como uma determinada industrialização capitalista: uma industrialização capitalista retardatária.
2. SINTESE
Como o nascimento das economias capitalistas exportadoras o modo de produção capitalista se torna dominante na América Latina. O fato decisivo não é que não se constituem simultaneamente forças produtivas capitalistas, o que somente foi possível porque a produção capitalista era exportada, de forma que a reprodução ampliada do capital não está assegurada endogenamente, isto é, de dentro das economias latino-americanas. Face à ausência das bases materiais de produção de bens de capital e outros meios de produção, abrindo-se um período de transição para o capitalismo.
A problemática da transição é a problemática da industrialização capitalista na América Latina proque a revolução das forças produtivas se dá sob a dominação capitalista.
O autor cita que o conceito de forças produtivas capitalistas prende-se a um tipo de desenvolvimento das forças produtivas cuja natureza e ritmo estão determinados por um certo processo de acumulação de capital e só encontra sua razão de ser na