Resumo do texto: feldbaum
1095 palavras
5 páginas
Harley Feldbaum, Kelley Lee e Joshua MichaudGLOBAL HEALTH AND FOREIGN POLICY
Os autores analisam a relação entre saúde global e política externa através dos papeis da saúde através de quatro principais dimensões da relação entre saude global e política externa: ajuda externa, comércio, diplomacia e segurança nacional.
A crescente relevancia da saúde global na política externa tem oportunidades e perigos para os esforços globais para melhorar a saúde.
Fidler sugere 3 possibilidades de interpretação do crescimento da saúde global nas agendas de política externa:
1- A saúde global é um importante objetivo de política externa. Pode transformar os interesses dos Estados que historicamente definiram a PE
2- Saúde global é apenas outro assunto que os políticos ponderam com outros interesses do
Estado. Baseada na teoria REALISTA, essa perspectiva explica a recente proeminencia da saude global como um resultado do impacto crescente de doenças sob as tradicionais preocupações de segurança.
3- Fidler enxerga a relação entre saúde global e política externa como um envolvimento dinâmico entre imperativos de PE e a ciência da saúde global. Um influencia o outro?????
AJUDA EXTERNA E SAÚDE
Razão para ajuda externa: Há um reconhecimento do valor sobre a assistencia de desenvolvimento aos países: objetivos de política externa. Os EUA continuam com quadros de assistencia ao desenvolvimento em sua PE relacionando assistencia com segurança nacional e interesses economicos. Ex.: política de contenção da Guerra Fria.
Assistencia ao desenvolvimento em saúde – 3 principais tendencias
1- O drámatico aumento do financiamento
2- O aumento do número de atores e instituições
3- O foco numa única condição da saúde: AIDS
TENDENCIAS DA PE RELACIONADAS À ASSISTENCIA AO DESENVOLVIMENTO EM SAÚDE
Considerações da PE sobre o cosniderável crescimento assistencia ao desenvolvimento em saúde, de crescente preocupações sobre a segurança nacional