Resumo do texto Dois Séculos de Management
Resumo:
O texto Dois séculos de Management, descreve detalhadamente a história da gestão, citando cada autor com sua respectiva contribuição para a evolução da Administração. As teorias foram surgindo após a Revolução Industrial, onde houve uma necessidade de propor a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas e propor soluções.
Os pioneiros da época inicial da teoria do management foram Robert Owen e Charles Babbage, em que um reconheceu a importância dos recursos humanos e o outro, o foco na produtividade respectivamente.
Outro autor que focou na produtividade foi Taylor, que trouxe uma visão diferente das já existentes, que segundo ele, o trabalhador não pode analisar racionalmente sua tarefa e muito menos determinar qual seria a melhor forma de se trabalhar, sendo este papel o do gerente. Através do taylorismo que foi possível a produção em massa. Gantt, parceiro de Taylor, foi quem criou um salário mínimo para todos os trabalhadores e bônus para quem se superasse. Taylor teve outros auxiliares que também deram a sua contribuição.
Fayol desenvolveu o estudo da administração das organizações, tendo sua preocupação voltada para a eficiência e eficácia da organização como um todo. Identificou as cinco funções do administrador de uma empresa, envolvendo o planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Barnard incluiu que seria necessária a cooperação dos funcionários para a empresa obter sucesso, incorporando conceitos como vontade, interação e desejo.
Max Weber surgiu com um desdobramento da teoria da Burocracia, com uma visão mais crítica da organização, acreditando que o ideal seria estabelecer normas, leis e regras para uma administração.
Elton Mayo e outros colaboradores apareceram dando ênfase às relações humanas, no homem social e no clima psicológico do trabalho, como sendo influenciadores também da produtividade. Foi realizada a experiência de Hawthorne onde se comprovou