Resumo Do Semin Rio De Geologia
Introdução sobre o mineral Mica: A mica, do latim micare (brilhar), é a designação dada a um grupo de silicatos, constituído basicamente de alumínio, sódio ou potássio e muitas vezes por ferro e magnésio cristalizado no sistema monoclínico com uma característica evidente: um empilhamento de folhas finíssimas, que pode ser destacadas facilmente.
Minerais de mica mais conhecidos: muscovita, biotita, lepidolita, glauconita, paragonita, flogopita, fushcita, dentre outros.
Muscovita
Processos de formação: ocorre em rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, em concentrações muito variáveis; São formadas por processos pneumatolíticos, hidrotermais e metamórficos.
Características gerais:
Habito: placoso, laminado e foliado;
Dureza: 2 a 2,5;
Cor: Transparente, incolor em folhas delgadas, em blocos espessos translúcida com matizes claros do amarelo, castanho;
Brilho: vítreo, sedoso ou nacarado;
Clivagem: pinacóide basal perfeita.
Usos Comercial: Aparelhos elétricos, isolante térmico.
Biotita
Conceitos: A biotita é um mineral comum da classe dos silicatos, grupo das micas. Também chamada de mica negra. Pode ser também facilmente alterada pelo intemperismo químico em climas úmidos e quentes, dando origem a argilas que normalmente adquirem coloração especificas variando em tons de vermelho e amarelo devido à presença de quantidades variáveis de ferro e do estado de oxidação.
Características gerais:
Habito: placoso, laminado, foliado;
Dureza: 2,5 a 3;
Cor: verde escuro, castanho a preto;
Brilho: micáceo, reluzente;
Clivagem: pinacóide basal perfeita.
Usos Comercial: Construção Civil
Mica Moída: Produção de Tintas
Nióbio
Breve histórico
Características e Propriedades: metal branco, brilhante, de baixa dureza, presente na columbita, em todos os minerais de tântalo e também é obtido a partir do pirocloro, loparita, euxenita, manganotantalita e samarskita; Metal resistente à corrosão e às altas temperaturas; Baixa resistência à oxidação e supercondutividade (-246º C);