RESUMO DO QUARTO CAP TULO DO LIVRO
Vilma Aparecida da Silva- VIA
Belo Horizonte
2015
O livro, “Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura”, escrito por Ângela kleiman é composto por quarto capítulos e proporciona o conhecimento sobre o processo que acontece no ato e na compreensão da leitura.
O primeiro capítulo fala sobre o Conhecimento prévio na leitura, sobre os níveis de conhecimentos necessários ao leitor para a compreensão do texto. O segundo capítulo trata dos Objetivos e expectativas da leitura, para além dos conhecimentos prévios é necessário que o professor estabeleça objetivos para a leitura, neste capítulo a autora traz resultados de experiências que fundamentam a necessidade da formulação de hipóteses. No terceiro capítulo a autora demonstra as Estratégias de processamento do texto, sobre as sinapses que ocorrem na leitura, o método do qual o leitor lança mão para transformar e facilitar o objeto e o ato de ler.
Neste relato aprofundar-se-á no quarto capítulo que diz da Interação na leitura de textos em que a autora aduz a leitura como interação entre leitor e autor através do texto, o leitor age sobre ele constrói sua própria compreensão e deixa de lado aspectos globais através da produção de hipóteses e resignificados e assim admite ou pretere conclusões. A leitura é um processo mútuo em que o autor faz um mapeamento através de pistas para construir o significado, o leitor tem de fazer inferências para compreender e não pode ficar preso às suas próprias noções a fim de entender o que o autor quer dizer, o autor dá essas pistas como marcas formais de sua presença, opinião e também através da gramática, adjetivações, nominalizações e modalizadores para mostrar seu ponto de vista ao leitor.
Portanto, o quarto e último capítulo do livro vêm afirmar que o autor tem de dar boas pistas para o leitor e que a percepção das pistas