resumo do projeto pedagógico de engenharia de energia UFPE
A disponibilidade de energia é reconhecidamente um fator de desenvolvimento e bem estar de uma sociedade moderna. As recentes crises de abastecimento de energia têm alcançado contornos políticos e estratégicos no plano mundial, que demonstram a sua importância para a soberania nacional e a manutenção e crescimento do padrão de vida da comunidade mundial. Gerar energia significa gerar também algum comprometimento ambiental. Problemas ambientais são hoje fortemente relacionados à forma e à natureza como os recursos energéticos são explorados por isso a UFPE criou em 2009 o curso de engenharia de energia.
A UFPE através do curso ,busca formar profissionais com perfil adequado à resolução de problemas de extração, coleta e utilização de fontes de energia para satisfazer às necessidades humanas, preservando o meio ambiente e conservando ao máximo os recursos naturais.
As competência desenvolvida s por cada estudante devem cumprir as estipuladas pelo MEC ( artigo 4 ° na resolução CNE / CECS 11/2002).
As áreas de formação específicas são engenharia nuclear e fontes de energia renováveis ( fundamentalmente solar , biomassa e biocombustíveis).
A forma na qual a matriz do curso é organizada é baseada em ciclos de formação, o primeiro é o ciclo básico em engenharia com matérias de matemática, física e química ,nos dois primeiros anos, que fornecerão o suporte necessário para o desenvolvimento de outras disciplinas dos anos subseqüentes. No segundo ano é apresentado disciplinas para introduzir o curso de engenharia de energia. A partir do terceiro ano o aluno aprofunda seus conhecimentos em disciplinas como Planejamento e Gestão de Sistemas de Energia, Hidrologia Aplicada a Geração de Energia, Introdução à Engenharia Nuclear, Energias Renováveis, Combustão e Máquinas, entre outras. E finalmente no ultimo período o aluno escolhe um dos eixos de enfase do curso , no caso da UFPE : engenharia nuclear ou fontes