Resumo do projeto de pesquisa como exercício científico
Dimensões de um projeto de pesquisa Quando escrevemos um projeto científico, estamos abordando a realidade por um objeto construído (uma versão do real a partir de uma leitura orientada por conceitos operadores; é resultado de um processo de objetivação teórico-conceitual de certos aspectos ou relações existentes no real) e não por objeto percebido (aquele que se apresentada aos nossos sentidos pela forma de imagens, é o que vemos e sentimos e que, na maioria das vezes, se apresentada como “real”, natural e transparente) e nem objeto real (totalidade das relações da existência social). A elaboração de um projeto científico, lida com pelo menos três dimensões que estão interligadas: a dimensão técnica que trata das regras reconhecidas como científicas para a construção de um projeto, a dimensão ideológica que se relaciona às escolhas do pesquisador e a dimensão científica que se articula com as duas dimensões anteriores.
Os projetos e a trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa Um projeto de pesquisa nos esclarece a questão que estamos propondo a investigar, as definições teóricas de suporte e as estratégias do estudo que utilizaremos; também ajuda a mapear um caminho a ser seguido durante a investigação. O pesquisador necessita comunicar seus propósitos de pesquisa para que esta seja aceita na comunidade científica, sendo o projeto também um pré-requisito para obtenção de financiamento. Após a apresentação do projeto, qualquer alteração deverá se justificada. O projeto de pesquisa passa por uma trajetória marcada por atividades e atitudes:
• De pesquisa bibliográfica disciplinada, porque devemos ter uma prática sistemática, um critério claro de escolha dos textos e autores; critica porque precisamos estabelecer um dialogo reflexivo entre as teorias e outros estudos com objetivo de investigação por nós escolhido;