Resumo do Projecto
A metodologia faz referência ao conjunto de procedimentos racionais utilizados para alcançar uma gama de objetivos que regem uma investigação científica, uma exposição doutrinal[2] ou tarefas que requeiram habilidades, conhecimentos ou cuidados específicos. Alternativamente pode defini-la metodologia como o estudo ou eleição de um método pertinente para um determinado objetivo.[3]
Não deve chamar-se metodologia a qualquer procedimento, já que é um conceito que na grande maioria dos casos resulta muito amplo, sendo preferível usar o vocábulo método.
Metodologia da investigação científica
A investigação é um processo sistemático, organizado e objetivo destinado a responder a uma pergunta. A resposta o que pretende é esclarecer incerteza de nosso conhecimento. O caráter sistemático da atividade inquiridora está dado porque a partir da formulação de uma hipótese ou objetivo de trabalho se recolhem dados segundo um plano preestabelecido, os que uma vez analisados e interpretados, modificarão ou acrescentarão novos conhecimentos aos já existentes.
Investigar é algo mais que recolher e armazenar dados. A investigação surge da percepção de uma situação problemática e por isso precisa de alguém curioso e sagaz, capaz de observar uns fatos sem explicação aparente e incapaz de aceitar as contradições das teorias aceitas.
A idéia de investigação.
Como surgem as idéias?
As investigações se originam das idéias que surgem de experiências individuais ou coletivas, leituras de material, observação de eventos, crenças, pensamentos, problemas do jornal viver. Nestas início podem ser vagas ou gerais, pouco precisas, o que requer uma maior análise e pensamento para ser concretizadas e estruturadas em forma de pergunta ou problema, que se deseja resolver ou responder.
Perguntas (critérios) para examinar o interesse de um problema suscetível de investigação. O que nos interessa do problema?
I. dispõe-se de tempo suficiente para completar o estudo