resumo do livro
Victor vivia isolado de tudo e todos, ele não sabia como era a vida em sociedade.Vivia solto,sem roupas e também não possuia linguagem.
Quando é encontrado,é levado a uma escola,Victor permanece então sobre os cuidados do médico Itard,que então utiliza métodos para socializar o menino.Porém,Victor não conseguiu se desenvolver totalmente.Mesmo o menino demonstrando sentimentos de afeição pela senhora Guérin (empregada de Itard,que cuidou e viveu com Victor),o que foi considerado um grande progresso,era notado que ele ainda desejava a liberdade,não conseguia se cuidar sozinho e nem se socializar e mantinha-se centrado em suas necessidades.
Percebemos que existem vários aspectos relacionados e não apenas um fator para o caso de Victor. É preciso levar em conta aspectos sociais e emocionais,vai além da nossa herança genética e biológica,é indispensável ter em conta os aspectos social e cultural.
O menino encontra dificuldades quando Itard tenta ensina-lo,porque surgem os factores intelectuais, pelo facto do menino não ter competências nesse sentido, o que dificultou sua vivência em sociedade e também seu aprendizado. Outra área de grande importancia no desenvolvimento é a socialização e a autonomia. Victor não teve a oportunidade de desenvolver a competência social e suas relações de interação com outras crianças,já que vivia completamente sozinho,demonstrando que o fator cultural é indispensável e que não pode ser considerado como uma característica inata, que possa ser aprendida de forma isolada. Victor nunca aprendeu a falar nada além de alguns sons.Isto mostra que a linguagem não se desenvolve apenas de acordo com um programa genético ou somente absorvida do mundo exterior.É também pela experiência no ambiente.
O aspecto físico motor também é fundamental,