Resumo do livro “Dom Casmurro” - Machado de Assis
“Dom Casmurro” - Machado de Assis
Bento de Albuquerque Santiago é um narrador personagem que decide escrever um livro contando suas lembranças. Ele começa explicando o porque do título e o motivo que o levou a escrever. O livro se chama “Dom Casmurro”, pois foi um apelido dado a ele por ser calado e metido consigo. O narrador diz que escreve por falta do que fazer.
Bentinho(como também era chamado) era filho de D. Glória, uma mulher bondosa. Vivia em sua casa em Matacavalos junto com seu tio Cosme que havia enviuvado, sua prima Justina também viúva e um agregado, José Dias. Dona Glória, ao perder o primeiro filho, faz uma promessa a Deus: se Ele lhe concedesse um filho com saúde, ela o enviaria para o seminário na hora certa e ele se tornaria padre. Com o nascimento de Bentinho as palavras foram esquecidas mas quando ele tinha seus quinze anos, escutou uma conversa onde José Dias lembrava sua mãe da promessa que fizera e que já era tempo de cumpri-la. Bento sabendo da chegada de sua partida para o seminário foi falar com sua grande amiga, Capitu. Eles dois eram amigos de infância e essa amizade se tornou amor. Ele contou a ela sobre a promessa e então os dois já começaram a buscar formas de evitar a separação que viria. Decidiram pedir ajuda à José Dias, o agregado da família, para que lutasse ao lado deles.
Certo dia Bentinho fez uma visita à Capitu e pediu para ver seus olhos e pentear seus cabelos, foi nesse clima que eles acabaram se beijando. O amor deles ia crescendo e ganhando forças, e a promessa do seminário os assombrava com o medo da separação. Foi então que, em uma tarde, após se reconciliarem de uma discução, eles juraram um ao outro que se casariam sob qualquer circunstância. Até que o dia menos esperado chegou e Bento foi para o seminário. Lá ele fez um amigo que se chamava Escobar e foi o único à quem contou sobre o juramento feito à Capitu, mesmo sem a permissão dela. Todo os sábados ele voltava pra sua casa para rever seus