Resumo do livro O quinze
3ª Pessoa e Ordem Cronológica
Começa com a Mãe Inácia que estava rezando para que chovesse, pois no Nordeste havia tempo que não chovia, estava em um Período de Seca. Ocorria na Fazenda no Logradouro. Conceição era professora e neta de Mãe Inácia. Conceição diz que não iria adiantar nada ela ficar rezando para isso. Então, as duas vão jantar e depois da janta, Conceição vai para seu quarto e fica olhando para o céu e vê que a lua estava limpa e que não iria chover. Conceição tinha 100 livros em seu quarto e gostava muito de ler. Conceição estava passando as férias na casa de sua avó. Conceição tinha 22 anos e não namorava, nunca havia pensado em namora.
Vicente, um dos filhos do Major e que cuidava da fazenda de seu pai. Vicente era vaqueiro e tinha um amigo na fazenda, o João que também era vaqueiro. Estava por conduzir o gado para ir pastar e coloca o carrapaticida para matar os carrapatos. Vicente tinha um irmão, o Paulo, na qual sentia muita inveja pois ele era doutor e tinha 35 anos. Um filho era doutor e outro vaqueiro. A família dava mais valor ao doutor do que ao vaqueiro. – Crítica Social -. Conceição e Vicente tinham algo entre si, se gostavam mas não rolava nada. Há anos já rolava um clima entre eles, mas não se declaravam. Em um baile onde muitos já estavam por dançar e os dois acabam por dançar juntos. – Análise Social -. A mãe de Vicente era a D. Idalina.
Chico Bento e Cordulina moravam na fazenda D. Maroca. Lá, era tanta seca que o gado não tinha o que comer, e nem tomar, então eles abriam o curral para que o gado fosse para fora da fazenda procurar o que comer, e viver solto. A maioria do gado morria. – Seca no Nordeste -. Eles tinham 5 filhos. Porém, só irá contar 3. Eram eles, o Pedro, o Josias e o Duquinha. Na fazenda ainda morava a Mocinha que era uma moça solteira que morava com a família deles.
Enquanto isso, na fazenda do Vicente o gado também estava por morrer. Chico Bento era um servente na fazenda e então,