Resumo do livro "Questões de Arte"
UNIDADE - PARANAVAÍ
Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Estética e História da Arte
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Série: 1ª
Bimestre: 2º - 2013
Turno: Noturno
Disciplina: Estética e História da Arte
Professora: Daniele Matos
Data: 06/06/2013
Valor:
Nota:
Título do Trabalho: Resumo de alguns capítulos do livro “Questão de Arte”, pág. 15 á 19 e pág. 21 á 33.
Aluna: Queren G. Oliveira
RA:135425
Arte e vida social
Segundo estudos do professor bailarino Jacques D’ Ambroise, o bebê quando chora já experimenta o ritmo e a cadência melódica com o qual futuramente poderá se expressar através da música.
No entanto, a música não é o único tipo de arte, as imagens também causam grandes impressões nas pessoas e através delas também é possível se expressar. Nós seres humanos temos que extravazar nossas emoções desenvolvendo o gosto, a imaginação e a criatividade, usando formas, cores e composições.
Sociologia de Arte
A sociologia da arte surgiu no berço das ciências sociais na Europa e foi uma das manifestações artísticas mais importantes do mundo antigo. Os cientistas desvendavam as relações entre as práticas artísticas, associando-as a outras instâncias da sociedade como a religião e o poder.
O estudioso Eugenio D’Ors desenvolveu um estudo para entender a relação entre poder das instituições políticas e religiosas e a forma de arte das cúpulas, templos e castelos da sociedade antiga.
Dessa forma, observou que a cada época a pintura, escultura e arquitetura mudavam. No feudalismo as cúpulas de igrejas eram edifícios encimados por torres que representavam os senhores feudais, já na monarquia essas cúpulas estabeleciam um poder central.
Assim, a sociologia da arte procura entender o papel da arte na sociedade, a função do artista, o sentido de um som ou de uma imagem num determinado contexto social.
Fenomenologia e arte
Há muitas correntes teóricas que estudam a arte, especialmente no