Resumo do Livro Psicologias (cap. 3, 4, 5, 6 e 7)
NUCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - NCTE
DEPARTAMENTO DE CÎENCIAS BIOLOÓGICAS -DBio
Santos, D. M.
Porto Velho - RO
2014
CAPÍTULO 3 - O ESTUDO DO COMPORTAMENTO – BEHAVIORISMO
Watson, 1913, Behaviorismo ou também chamado por ele de análise experimental do comportamento comportamentalismo, teoria comportamental; tudo visando entender o comportamento humano. Para ele o comportamento não é uma ação isolada, mas sim, que depende do meio onde vivemos. Sendo então o comportamento o objeto observável e mensurável da Psicologia.
Duas razões foram indicadas para que se pudesse entender a origem dos termos
“resposta” e “estímulo”, uma seria a razão metodológica (que analisa) e a outra, seria a razão histórica (aproveitava as ideias de outros estudiosos), tudo isso para entender a interação do homem com o meio.
O indivíduo é “ensinado” a defender-se dos estímulos da natureza, quer sejam eles bons ou ruins, por conta da necessidade que seu corpo demonstra. Acredita -se que as punições são temporariamente uma pressão à fuga da verdadeira vontade. O ambiente onde nos encontramos, é capaz de determinar a forma de nosso comportamento.
Skinner se dedicou a formulação do comportamento operante. Para entendermos esse comportamento é preciso, antes de tudo, entender o comportamento respondente.
Este consiste em uma interação estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionada e que ele independe da aprendizagem. O comportamento operante, que é o contrário do respondente, pois ele depende da aprendizagem, ele vai estudar como as variações no ambiente modificam o comportamento e faz referência entre interação sujeito-ambiente.
O Reforçamento é o que vem depois da resposta, modifica a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Ele se divide em:
Reforço positivo - dispõe algo para o organismo; é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. reforço negativo - permite