Resumo do livro macbeth
Macbeth e Banquo são generais do exército da Escócia, que após defenderem suas amadas terras de invasores violentos, estão sendo reconhecidos como pessoas honradas e de grande valor para o rei Duncan.
Convidados para ir ao castelo do rei para serem recompensados encontram uma aparição misteriosa de três irmãs bruxas em seus caminhos. Com poucas palavras dizem à Macbeth que ele se tornará barão de Cawdor (além de já ser de Glamis) e também rei da Escócia. Para Banquo dizem apenas que ele terá filhos reis. Chega ao castelo do rei e é nomeado Barão de Cawdor (a primeira profecia se cumpriu com rapidez).
Macbeth envia uma carta à sua esposa sobre os dizeres das bruxas. Esta sabe que o marido não tem maldade suficiente no coração para alcançar a ambição por meios sujos e rápidos. E se coloca no papel de estimular Macbeth a assassinar o rei. Ao retornar à sua casa Macbeth recebe a notícia de que o rei Duncan está a caminho e irá jantar e pernoitar em sua casa. Então Lady Macbeth já monta o plano para o assassinato e mantém a mente do marido fortalecida nesta idéia, para que não desista dessa ambição.
O rei chega com seus filhos, criados e nobres cavalheiros da Escócia. Após o jantar Lady Macbeth embebeda os criados de Duncan (que dormirão no mesmo aposento que o rei) para que eles tenham um sono bem profundo. Em seguida Macbeth mata Duncan com uma adaga e deixa na mão dos criados para que pareçam os assassinos. Macbeth concretiza o plano, com o coração e mente cheio de dúvidas, pesar e culpa.
No dia seguinte de manhã os nobres cavalheiros descobrem o assassinato. Macbeth finge surpresa e mata os criados ainda dormindo, dizendo que o fez por vingança. Os filhos de Duncan percebem que aconteceu uma traição e saem do castelo como foragidos, um se abriga no castelo real da Inglaterra e outro da Irlanda.
Macbeth se torna rei, mas a culpa